Relato de golpe envolvendo a GAT. Mensagem encaminhada por uma colega de Campinas-SP:
⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇

Hoje, dia 22/02/2021, por volta das 11:30 horas, recebi uma ligação do telefone (61) 984259147, dizendo ser o Décio Bruno Lopes, da Anfip e que estaria me contatando a pedido da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Disse que a Procuradoria tinha tentado entrar em contato comigo, enviando-me os cálculos da ação da GDAT e da GAT, que devem ser pagas. Que a carta enviada a mim teria voltado ao remetente, ou seja, a Procuradoria e que esta tinha solicitado a Anfip e ao Sindifisco que me contatassem. Eu disse que achava estranho a carta ter voltado, uma vez que moro no mesmo endereço há 25 anos, que tenho o mesmo número há anos e que estranho a Anfip não ter se comunicado por e-mail. O sujeito que se faz passar pelo Décio tinha o número do meu CPF, meu endereço completo e minha data de nascimento. Assim, o Décio estava me contatando e informando que eu deveria ligar imediatamente, ou seja, em seguida, para o número 0 61 98518340 e conversasse com Dr. Paulo Fonseca, Procurador Chefe, a fim de resolver o assunto e que caso eu não ligasse esse pagamento ficaria para 2025.
Fiquei desconfiada que tratava-se de golpe (Décio ligando para tratar disso pessoalmente??? Procurador Chefe procurando diretamente o interessado???) e liguei para 2 colegas para saber se ela estava a par disso, nenhuma delas estava. Lá pelas 14:30 liguei para Anfip e falei com Sara, que confirmou tratar-se de golpe mesmo.
Conforme combinado com ela, estou fazendo esse relato para encaminhar a Anfip, aproveitando para encaminhar a minha DS (Campinas) e para postar nos grupos dos quais faço parte, a fim de alertar os colegas.
Mais tarde um pouco tentei falar com o tal Dr. Paulo Fonseca e segundo me informaram ele não estava e ninguém mais poderia me dar informação a respeito do assunto. Que ele só atendia chamadas “agendadas” e deveria retornar a ligação amanhã, dia 23. Vou ver se obtenho mais detalhes.
Tem toda característica de golpe. Principalmente pela urgência de ligar logo em seguida. Na realidade, a pessoa que ligou “prende” a nossa ligação e mesmo que você ligue para o número indicado, a ligação vai para o número que te ligou. Por isso esse alerta.